Projetos

O NEDEP é um grupo de extensão voltado à interdisciplinariedade. A idéia base do núcleo é a criação de um canal de discussões sobre as política públicas nacionais e internacionais, debatendo o papel do Direito e da Economia nelas. O grupo busca a pluralidade de formações acadêmicas no âmbito universitário (direito, economia, administração, relações internacionais, engenharias, entre outras). O NEDEP se estrutura em três diferentes projetos:

Consistem em grupos de discussão entre participantes do NEDEP. Reúnem-se semanalmente para debater temas específicos, previamente estabelecidos, apresentados por um relator, sempre com a temática envolvendo alguma política pública brasileira ou estrangeira. A partir da análise de um caso concreto, o relator faz a sua apresentação, dando início à discussão sobre o ponto apresentado. É necessário o envolvimento dos participantes, pois antes de cada reunião são enviados textos-base e perguntas sobre a temática da semana.

Projeto desenvolvido em escolas de ensino médio da capital gaúcha, promove palestras sobre Conscientização Política e Empreendedorismo para os jovens estudantes.




O NEDEP ainda promove uma série de eventos, normalmente gratuitos, ao longo do ano letivo com professores de renome nacional e internacional (Universidade de Lisboa, UFPR, USP, FGV, UFMG, etc.). Dentre estes, o que mais se destacou em 2010, que será repetido em 2011, foi o Curso de Inverno de Law and Economics, ocorrido durante as férias de inverno. Uma semana de aulas e palestras sobre Direito e Economia dentro da UFRGS.