Cade diz que leilão é obrigatório e ameaça acerto entre Globo e clubes

Se for comprovado que não houve leilão para todas as mídias, isso terá de ser revisto’, afirmou o presidente da instituição, Fernando Furlan

O imbróglio sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012 tem novo capítulo e pode ser o início de uma reviravolta. Isto porque o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) manifestou-se através de seu presidente e deixou claro que pode criar problemas aos acordos já fechados entre “Globo” e alguns clubes.

Em entrevista à “RedeTV!”, o presidente da instituição federal, Fernando Furlan, afirmou que se for comprovado que não houve respeito à forma de leilão em relação ao assunto, toda e qualquer negociação que já tenha acontecido terá de ser revista.

A “RedeTV!” foi a única participante da licitação promovida pelo Clube dos 13, a qual venceu com a proposta de R$ 516 milhões por ano para os Nacionais de 2012 a 2014. No entanto, vários clubes decidiram negociar à parte e não mais sob o guarda-chuva do C13, como era até então.

Record e Globo, sempre interessadas, desisitiram de participar do leilão. “A negociação tem que ser feita como o TCC [Termo de Compromisso de Cessação] pediu. Se for comprovado que não houve leilão para todas as mídias, isso terá de ser revisto”, afirmou Furlan.

A emissora carioca, então, partiu para as conversas individuais e fechou, pelo menos até o momento, com 12 agremiações. Já a paulista, pelo que se sabe de bastidores, também fez ofertas, mas não conseguiu fechar acordo com ninguém. O C13 tem agido para fazer valer o que entende ser seu direito [no caso, negociar pelos clubes] e pediu à Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, que investigue o caso.

Em 2010, o Cade determinou que não houvesse mais a preferência da qual a Globo dispunha no momento de renovar o contrato com o C13, que, por sua vez, ficou responsável por executar licitação para não haver mais prática anticompetitiva.

Disponível em http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=28296743

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s